Governo decide revogar aumento de tarifa para produtos eletrônicos

em

Brasil

Após críticas no Congresso Nacional e forte reação nas redes sociais, o governo federal decidiu voltar atrás e revogar o aumento do imposto de importação sobre produtos estrangeiros. A medida, anunciada no início de fevereiro e divulgada em primeira mão pelo g1, gerou ampla repercussão negativa.

Nesta sexta-feira (27), foi confirmada a isenção das tarifas para 105 produtos. Além disso, a alíquota de outros 15 itens de informática foi mantida nos níveis anteriores, sem reajuste.

O aumento previsto poderia chegar a 7,2 pontos percentuais, o que impactaria diretamente setores econômicos e consumidores que recorrem à compra desses produtos no exterior.

Com a medida, o governo deixará de arrecadar parte dos até R$ 14 bilhões estimados para este ano. Ainda não há cálculo oficial sobre os efeitos da revogação parcial, mas a decisão deve dificultar o cumprimento da meta de superávit das contas públicas em 2026.

Mais posts

  • A inteligência artificial pode decidir as eleições? Nova arma digital já mudou a política brasileira

    junho 18, 2026
  • Governo de Pernambuco inaugura novo hospital no Paulista para reforçar atendimento e desafogar o Hospital da Restauração

    junho 16, 2026
  • Lula declara apoio a João Campos para disputa do Governo de Pernambuco em 2026

    junho 16, 2026
  • Mais caro e menos gasolina:governo quer aumentar misturados combustíveis

    junho 10, 2026