Guardas municipais começam a usar armas de fogo no Recife.

em

Recife

O secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife, Alexandre Rebêlo, informou que a primeira turma da Guarda Municipal autorizada a portar armas de fogo é formada por 25 agentes que já receberam o porte emitido pela Polícia Federal. Os guardas começaram a atuar armados, inicialmente na área central da cidade, e novas turmas já estão em treinamento para passar pelo mesmo processo de autorização.

Segundo o secretário, todos os agentes passam por formação e avaliação, incluindo treinamento sobre o uso progressivo da força, que determina que a arma de fogo deve ser utilizada apenas em último caso. Antes disso, os guardas devem utilizar equipamentos de menor potencial ofensivo, como spray de pimenta e arma de choque.

A prefeitura segue um protocolo definido pela Polícia Federal, que inclui exigências como local adequado para armazenamento das armas e avaliação psicológica obrigatória para cada agente autorizado a portar arma. A atuação dos guardas armados também terá fiscalização por meio de ouvidoria própria da Guarda Municipal e corregedoria.

Além do armamento, a Guarda Municipal recebeu reforço na estrutura, com 15 novas viaturas e 10 motocicletas. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,3 milhão por ano. A gestão municipal afirma que o papel da Guarda será de policiamento de proximidade, com foco no território e na prevenção, especialmente em áreas de grande circulação, como o Recife Antigo.

Mais posts

  • A inteligência artificial pode decidir as eleições? Nova arma digital já mudou a política brasileira

    junho 18, 2026
  • Governo de Pernambuco inaugura novo hospital no Paulista para reforçar atendimento e desafogar o Hospital da Restauração

    junho 16, 2026
  • Lula declara apoio a João Campos para disputa do Governo de Pernambuco em 2026

    junho 16, 2026
  • Mais caro e menos gasolina:governo quer aumentar misturados combustíveis

    junho 10, 2026