A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou nesta segunda-feira (18), em Brasília, a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no estado. A assinatura do contrato para reinício dos serviços está prevista para esta terça-feira (19) e contempla, inicialmente, um trecho de 73 quilômetros da ferrovia.
O anúncio foi feito após uma reunião realizada no Palácio do Planalto com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior. Em publicação nas redes sociais, Raquel comemorou o avanço e destacou a importância da obra para o desenvolvimento logístico de Pernambuco.
Segundo a governadora, o novo lote marca mais um passo para tirar do papel uma das maiores obras estruturadoras do Nordeste. “Foi confirmada a assinatura do contrato de retomada da Transnordestina. Serão 73 quilômetros neste primeiro momento. O trabalho conjunto é o que faz Pernambuco seguir avançando”, afirmou.
A retomada da obra acontece em meio às discussões envolvendo o trecho entre Salgueiro e Suape. Recentemente, o Tribunal de Contas da União determinou a suspensão de novos repasses financeiros para essa etapa do projeto, alegando falta de estudos atualizados sobre viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Na publicação, Raquel Lyra também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-ministro Renan Filho, ao ministro dos Transportes, George Santoro, e ao presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, pelo apoio à retomada do empreendimento.
A Ferrovia Transnordestina é considerada uma das obras mais importantes para a infraestrutura da região Nordeste. O projeto foi lançado em 2006 com a proposta de integrar áreas produtoras do interior aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará, mas enfrenta atrasos e revisões desde o início.
Em Pernambuco, setores econômicos defendem a conclusão da ferrovia como estratégica para melhorar o transporte de cargas e impulsionar atividades como o Polo Gesseiro do Araripe, o setor de confecções e a cadeia da avicultura.

