O bolso do trabalhador vai continuar pesando no Grande Recife. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu, nesta segunda-feira (18), manter o aumento das tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). A decisão foi unânime entre os 17 desembargadores do Órgão Especial da Corte, que negaram o recurso apresentado pela Frente de Luta pelo Transporte Público.
Com isso, a tarifa do Anel A, a mais utilizada pela população, permanece em R$ 4,50. Antes do reajuste aprovado no início do ano, o valor era de R$ 4,30.
A ação questionava possíveis irregularidades na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), responsável por aprovar o aumento. Entre os pontos levantados estavam falhas na convocação da reunião, ausência de documentos técnicos e dúvidas sobre a representação da sociedade civil no conselho.
Apesar das críticas, os desembargadores entenderam que não houve provas suficientes para suspender o reajuste. O relator do caso e presidente do TJPE, desembargador Francisco Bandeira de Mello, afirmou que barrar o aumento poderia causar impactos financeiros no sistema de transporte público.
O Governo de Pernambuco também defendeu a manutenção da tarifa. Segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE), a suspensão do reajuste poderia provocar redução da frota e diminuição da oferta de ônibus para a população.
O reajuste de 4,46% foi aprovado em janeiro de 2026, durante reunião realizada na sede do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), marcada por protestos contra o aumento das passagens.
Mesmo com a decisão favorável ao Estado, o processo ainda será analisado em definitivo pela 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

