Categoria: Recife

  • “A gente vai ter CPI querendo o PSB ou não”, afirma vereador Thiago Medina após pedido de CPI ser arquivada

    “A gente vai ter CPI querendo o PSB ou não”, afirma vereador Thiago Medina após pedido de CPI ser arquivada

    Autor do requerimento da CPI arquivada nesta terça-feira pela Câmara do Recife, o vereador Thiago Medina (PL) anunciou que irá solicitar a apreciação do tema em plenário e, se for preciso, buscará respaldo no Judiciário. As informações foram divulgadas pelo blog do Dantas Barreto.

    Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que existe fato determinado para apurar conduta do prefeito João Campos (PSB), ao mencionar a nomeação de um advogado para o cargo de procurador na cota destinada a pessoa com deficiência. Segundo Medina, o presidente da Casa Legislativa, Romerinho Jatobá (PSB), teria acolhido solicitação do chefe do Executivo municipal.

    “A gente vai recorrer ao plenário e, não dando certo, vai para a Justiça. A Lei está do nosso lado. A ter CPI querendo o PSB ou não. Vamos recorrer até onde precisar”, declarou Medina em publicação nas redes.

    O vereador também apontou o que considera incoerência na decisão do presidente da Câmara pelo arquivamento da proposta. “Para o impeachment havia fato determinado e agora para a CPI não tem mais? O que aconteceu? O que mudou? João Campos seria, sim, culpado porque sabe que fraudou o concurso público para beneficiar o filho do juíz que arquivou o processo de corrupção dele”, afirmou.

    Para o parlamentar do PL, o arquivamento do pedido “só confirma que a Câmara Municipal não passa de um puxadinho da Prefeitura. O que João Campos manda eles fazem. Viram o que iam perder o apoio da população, quando descobrisse o que ele fez”, concluiu Medina.

  • Eduardo Moura acusa Chico Kiko de ameaçar matá-lo após episódio do sinal de “chifre”. Vereador do PSB diz que é mais um fake

    Eduardo Moura acusa Chico Kiko de ameaçar matá-lo após episódio do sinal de “chifre”. Vereador do PSB diz que é mais um fake

    O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou o plenário da Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (23) para denunciar que o vereador Chico Kiko (PSB) teria se dirigido ao seu gabinete com a intenção de matá-lo, sendo contido pelo colega Felipe Alecrim (Novo). O incidente teria relação com um gesto de “chifre” que Moura fez sobre a cabeça de Chico Kiko durante a sessão plenária do último dia 10, pelo qual pediu desculpas publicamente.

    Chico Kiko, por sua vez, negou as ameaças. Em nota oficial, afirmou: “Eu e minha família fomos publicamente ofendidos e atingidos por um gesto desmoralizante, desrespeitoso e debochado, durante os trabalhos no plenário da Câmara de Vereadores. Já tomei todas as medidas cabíveis com várias imagens comprobatórias. Se realmente falei o que o citado vereador alega, cabe a ele apresentar as provas. Vou aguardar ser notificado para me posicionar”.

    Eduardo Moura comunicou que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e enviou comunicados ao Ministério Público e ao comando da Polícia Militar sobre as ameaças. Segundo ele, solicitou à segurança da Câmara imagens das câmeras que possam comprovar a conduta de Chico Kiko. O vereador afirmou que, dentro das dependências da Casa, Chico Kiko teria dito e repetido: “vou dar um tiro nele” e “vou matá-lo”.

    O parlamentar do Novo, conhecido pela oposição ao prefeito João Campos (PSB), apontou como testemunhas das ameaças os vereadores Felipe Alecrim, Osmar Ricardo, Agora é Rubem e Gilson Machado Filho. Moura ainda informou que apresentou representação contra Chico Kiko à Comissão de Ética da Câmara.

  • Prefeitura do Recife intensifica ações de fiscalização contra a tração animal.

    Prefeitura do Recife intensifica ações de fiscalização contra a tração animal.

    A operação de fiscalização está sendo conduzida pelo Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Guarda Municipal.

    Condutores que infringirem a medida vêm tendo os animais e as carroças recolhidos. Os cavalos estão sendo encaminhados ao CVA, onde recebem cuidados veterinários. Para reivindicá-los, os tutores devem apresentar documentos que comprovem a posse de uma área rural fora do município, entre outros requisitos.

    Seis condutores que já aderiram ao programa foram indenizados pela Prefeitura do Recife. Dos 46 cadastrados até o momento, seis optaram pela entrega voluntária dos cavalos e das carroças. Ao todo, foram creditados mais de R$ 13 mil em indenizações. Uma nova convocatória para a entrega voluntária deverá ser realizada ainda neste mês.

    Os condutores também foram encaminhados para vagas de emprego na limpeza urbana do município e receberam a concessão de crédito para a compra de bikes elétricas, conforme a escolha de cada um.

  • João Campos participade evento do PT com Lulae articula alianças.

    João Campos participade evento do PT com Lulae articula alianças.

    O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, aproveitou o fim de semana para intensificar articulações políticas. Em Salvador, na Bahia, onde participa das celebrações pelos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o gestor utiliza a agenda partidária para reforçar a relação com a legenda aliada.

    Em imagem publicada recentemente nas redes sociais, João Campos aparece ao lado de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, acompanhada da legenda: “Ao lado dessa dupla que tanto tem feito bem ao Brasil”. Nos comentários da publicação, o deputado federal Pedro Campos (PSB) reagiu com a frase: “Cara de chapa”.

    Na quinta-feira (5), o presidente Lula mencionou, pela primeira vez, a possibilidade de rever a composição da chapa presidencial, com o objetivo de ampliar o apoio no maior colégio eleitoral do país. No PSB, partido ao qual o vice-presidente é filiado, a permanência de Alckmin é tratada como estratégica. Essa posição deverá ser formalizada em encontro previsto para a próxima semana entre João Campos, na condição de dirigente nacional da sigla, e o presidente da República, no Palácio do Planalto.

  • Montagem de camarotes do galo alteram itinerário de ônibus no centro do Recife.

    Montagem de camarotes do galo alteram itinerário de ônibus no centro do Recife.

    Durante a montagem de camarotes para o Galo da Madrugada, a Prefeitura do Recife alterou o itinerário de diversas linhas de ônibus no Centro da cidade. A decisão afeta diretamente passageiros que se deslocam diariamente entre municípios da Região Metropolitana, como Olinda, Jaboatão, Paulista e Camaragibe.

    A medida, segundo a gestão municipal, é necessária para a organização do evento. Já usuários do transporte público relatam aumento no tempo de viagem, dificuldades de acesso e falta de informação adequada.

    Principais alterações confirmadas:

    Interdição da Avenida Dantas Barreto (pista Leste)
    – O trecho entre a Praça da Independência e a Avenida Nossa Senhora do Carmo será interditado para a montagem dos camarotes oficiais do Galo da Madrugada.

    Desvios no itinerário dos ônibus:


    – Os coletivos que normalmente circulam pela pista interditada não vão mais acessá-la temporariamente.
    – Em vez disso, os ônibus passam a trafegar por vias alternativas como Rua do Imperador e Avenida Princesa Isabel, com percurso via Ponte Princesa Isabel → Rua do Sol → Praça da República antes de retomar os itinerários normais.

    Essa mudança de percurso impacta diversas linhas que passam pelo Centro e são usadas por passageiros que vêm de outros municípios da Região Metropolitana do Recife.

    Linhas afetadas (que deixam de acessar a pista da Dantas Barreto)

    Algumas das principais linhas incluídas no novo esquema são:
    513 (Córrego da Areia);
    612 (Morro da Conceição – Cruz Cabugá);
    621 (Alto Treze de Maio – Príncipe);
    622 (Vasco da Gama – Cruz Cabugá);
    642 (Guabiraba – Córrego do Jenipapo);
    711 (Alto do Pascoal);
    712 (Alto Santa Terezinha – via PCR);
    713 (Bomba do Hemetério – via Cais do Apolo);
    714 (Alto José Bonifácio – via PCR);
    722 (Campina do Barreto);
    723 (Cajueiro);
    724 (Chão de Estrelas);
    743 (Alto José Bonifácio – João de Barros – via PCR);
    746 (Alto do Capitão);
    822 (Jardim Brasil I – Cruz Cabugá);
    824 (Jardim Brasil II – Cruz Cabugá).

    Essas linhas, que normalmente passariam pela pista interditada da Dantas Barreto, agora seguirão retas alternativas e terão paradas provisórias distribuídas em locais diferentes — como na Rua do Imperador, Praça 17 e em frente à Igreja de São Francisco, entre outros pontos.