Categoria: Pauista

  • Governo de Pernambuco inaugura novo hospital no Paulista para reforçar atendimento e desafogar o Hospital da Restauração

    Governo de Pernambuco inaugura novo hospital no Paulista para reforçar atendimento e desafogar o Hospital da Restauração

    A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) inaugura nesta segunda-feira (15) o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), localizado no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A nova unidade passa a integrar a Rede Estadual de Atenção à Saúde e recebeu investimentos de R$ 178 milhões para sua implantação.

    Administrado pela Organização Social de Saúde HTri, o hospital possui capacidade para 213 leitos e foi estruturado para atender pacientes de cerca de 50 municípios pernambucanos, com foco especial na Região Metropolitana Norte.

    De acordo com a SES-PE, o equipamento foi planejado para fortalecer a assistência hospitalar especializada e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde na I Macrorregião de Saúde, que reúne Recife e cidades da Região Metropolitana.

    Entre os serviços oferecidos estão atendimentos em pediatria clínica e cirúrgica, neurologia pediátrica, neurocirurgia pediátrica, endoscopia digestiva para adultos e crianças, além de cuidados paliativos.

    Os recursos investidos na implantação da unidade foram destinados à adequação da estrutura física, aquisição de equipamentos e mobiliário hospitalar, incorporação de novas tecnologias e organização dos serviços assistenciais.

    Segundo o Governo de Pernambuco, a entrada em funcionamento do Hospital Nossa Senhora Aparecida deve ampliar a oferta de leitos públicos no estado e ajudar a desafogar importantes unidades de emergência, como o Hospital da Restauração, no Recife.

  • Polícia Federal cumpre mandados contra Banco Master e caso alcança PreviPaulista por aplicações suspeitas na antiga gestão.

    Polícia Federal cumpre mandados contra Banco Master e caso alcança PreviPaulista por aplicações suspeitas na antiga gestão.

    A investigação da Polícia Federal envolvendo o Banco Master acabou trazendo reflexos para Paulista e reacendendo um debate que promete movimentar os bastidores políticos da cidade. O motivo: investimentos realizados pela PreviPaulista na instituição financeira que hoje está no centro de uma operação federal.

    As aplicações ocorreram durante o período da antiga gestão municipal do ex-prefeito Yves Ribeiro. No entanto, a PreviPaulista possui autonomia administrativa e financeira, com estrutura própria de governança e responsáveis específicos pela condução de sua política de investimentos.

    Apesar de não existir qualquer acusação formal contra gestores municipais ou dirigentes do instituto, a coincidência entre os investimentos realizados e o atual cenário de investigação inevitavelmente chama atenção e gera questionamentos sobre as decisões tomadas à época.

    Afinal, quais critérios pesaram na escolha da instituição financeira? Quais análises de risco foram realizadas antes da aplicação dos recursos previdenciários? Os mecanismos de controle adotados foram suficientes para garantir a máxima segurança do patrimônio dos servidores? Essas são perguntas que começam a circular com mais intensidade entre servidores, lideranças políticas e moradores da cidade.

    O caso também lança luz sobre um tema que raramente ganha destaque no debate público: a gestão dos recursos da previdência municipal. Trata-se de um patrimônio construído com contribuições de milhares de servidores ao longo dos anos e que exige elevado grau de responsabilidade, transparência e cautela em cada decisão de investimento.

    Nos bastidores políticos, a repercussão já é evidente. Enquanto alguns defendem que as aplicações seguiram critérios técnicos vigentes naquele momento, outros avaliam que o episódio reforça a necessidade de esclarecer detalhadamente como foram conduzidas as operações e quais fatores influenciaram a escolha da instituição financeira.

    À medida que a Polícia Federal avança nas investigações sobre o Banco Master, cresce também a expectativa por respostas que ajudem a dissipar dúvidas e esclarecer se as decisões adotadas naquele período representavam, de fato, as opções mais seguras para a proteção dos recursos previdenciários dos servidores municipais.

    Até o momento, não há qualquer decisão judicial ou conclusão da investigação que aponte irregularidades por parte da PreviPaulista, de seus gestores ou da administração municipal da época. Ainda assim, o caso já foi suficiente para colocar antigas decisões sob os holofotes e reacender o debate sobre transparência e gestão dos recursos públicos em Paulista.

  • Sistema digital de pré-matrículas da rede municipal de Paulista é reativado até 30 de janeiro

    Sistema digital de pré-matrículas da rede municipal de Paulista é reativado até 30 de janeiro

    A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, retomou o sistema on-line de pré-matrículas para o preenchimento de vagas remanescentes na rede municipal de ensino. O prazo para o procedimento vai de 22 a 30 de janeiro e deve ser realizado exclusivamente pelo endereço eletrônico matricula.paulista.pe.gov.br.

    O cadastro é feito integralmente de forma digital. Após a confirmação da pré-matrícula no sistema, pais ou responsáveis devem comparecer à unidade de ensino selecionada para validar a matrícula presencialmente, mediante apresentação da documentação exigida.
    Os estudantes que não efetivaram a matrícula no período anterior deverão realizar novo cadastro e uma nova pré-matrícula para concorrer às vagas remanescentes disponíveis na rede municipal.

    Documentação necessária:

    Requerimento de matrícula preenchido e assinado;

    Declaração de transferência provisória ou histórico/certificado escolar (exceto para o 1º ano do Ensino Fundamental);

    Certidão de nascimento ou casamento;

    Comprovante de residência do último mês (com CEP);

    Carteira de vacinação atualizada;

    Comprovante do tipo sanguíneo e fator RH;

    Foto 3×4 recente;

    NIS (para beneficiários do Bolsa Família ou similar);

    CPF do estudante;

    Documento oficial com foto e CPF dos pais e/ou responsáveis;

    Autodeclaração de cor/raça.