FPM: Repasse do 3º decêndio injeta R$7,3 bilhões nas prefeituras

em

Brasil

Nesta sexta-feira (30), os municípios brasileiros serão contemplados com o repasse do terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que soma R$ 7,3 bilhões, já considerados os descontos obrigatórios destinados ao Fundeb. O recurso é estratégico para a sustentação de políticas públicas essenciais, sobretudo diante dos desafios fiscais e das mudanças no perfil demográfico do país.

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a partir de informações do Tesouro Nacional, aponta que 550 cidades ainda são beneficiadas pelo redutor de quotas estabelecido pela Lei Complementar nº 198/2023. O dispositivo busca promover equilíbrio federativo ao evitar perdas bruscas de receita em localidades que registraram queda populacional, assegurando a continuidade dos serviços voltados à população em situação de maior vulnerabilidade.

Mais posts

  • A inteligência artificial pode decidir as eleições? Nova arma digital já mudou a política brasileira

    junho 18, 2026
  • Governo de Pernambuco inaugura novo hospital no Paulista para reforçar atendimento e desafogar o Hospital da Restauração

    junho 16, 2026
  • Lula declara apoio a João Campos para disputa do Governo de Pernambuco em 2026

    junho 16, 2026
  • Mais caro e menos gasolina:governo quer aumentar misturados combustíveis

    junho 10, 2026